segunda-feira, 24 de maio de 2010

DEBATES ACALORADOS E CLIMA DE FESTA MARCAM A 10° REUNIÃO DO FEJMA EM AÇAILÂNDIA


blog marcio santos.

Terminou ontem à noite a X Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão- FEJMA que aconteceu na Cidade de Açailândia. A reunião foi marcada por calorosos debates e por muita agitação cultural.
Participaram da reunião representantes de Pinheiro, Morros, São Luís, Imperatriz, Davinópolis, Timbiras, Timon, Coroatá, Porto Franco e Açailândia. Passaram pelo evento ainda os representantes de Grajaú.
A reunião teve como pauta principal o debate para retomada da criação do Plano Estadual de Juventude, sendo aprovada a proposta que de junho até novembro o FEJMA realizará atividades para atualizar o plano e encaminhará em dezembro para o Poder Executivo Estadual. Para dar maior mobilização o FEJMA criará uma campanha de mobilização visando estimular a participação dos vários segmentos neste debate.

Foi comemorada a aprovação da PEC da Juventude pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Os presentes destacaram que a última reunião do FEJMA em Pinheiro foi à grande propulsora da mobilização que culminou na aprovação por unanimidade da PEC, sendo também destacado o empenho do Deputado Rubens Junior.

AMIGO DA JUVENTUDE

Durante a reunião, foi aprovado também a criação do selo amigo da juventude, que visa premiar profissionais, empresários e lideranças políticas que contribuírem para o desenvolvimento de ações que beneficiem a juventude maranhense.

Os primeiros a serem homenageados serão os Prefeitos que já instituíram Conselho ou Órgão Gestor da política de juventude ou apoiem a implantação dos Fóruns Municipais, e também os prefeitos e empresários que deram apoio para realização das reunião do FEJMA. A primeira homenagem deverá acontecer na próxima reunião, que deverá ser realizada no próximo semestre.

UM PRESENTE PARA AÇAILÂNDIA

A reunião do FEJMA contribuiu para impulsionar o desenvolvimento das PPJs no Município de Açailândia. Durante a reunião, o Vereador Jucelino anunciou que estará apresentando Projeto de Lei para criação do Conselho de Juventude de Açailândia.

Nos próximos dias haverá uma audiência pública no Município para debater a minuta do referido projeto. A juventude Açailândia fez a festa.

NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Os presentes lamentaram a ausência do presidente do Conselho Estadual de Juventude Ruy Pires, que era esperado para expor sobre a atual situação do Conselho. Vale lembrar que na reunião de Pinheiro Ruy Pires deu um baita "piti" para fazer parte da mesa, sendo que sequer havia sido convidado para aquele evento, e neste que fora convidado oficialmente, não compareceu e nem se quer justificou ausência. Estranho não?

Os conselheiros presentes falaram da situação atual do conselho e foram unânimes em considerar fraco o desempenho e afirmaram que o conselho vem sendo conduzido somente para atender aos interesses políticos do presidente.

Ao final foi aprovado que o FEJMA deverá acionar o Ministério Público Estadual para garantir o funcionamento do FEJMA, incluindo estrutura e a realização de atividades conforme seu regimento.

AÇAILÂNDIA: A CIDADE DA FESTA

Açailândia estava em festa. Parecia proposital. Além do show das bandas Mastruz com Leite e Magnificos, realizada pelo empresário Bebeto Telles, a galera açailandense ainda se esbaldou na prévia do Açaifolia que contagiou a praça que ficava ao lado do alojamento. Pense nessa turma solta pelas praças de Açailândia. É história que dá um livro. O blogueiro Raimundo Penha, do blog Papo Cabeça disse em seu diário digital que contará tudo será em uma matéria especial.

Quem estava em estado de Graça era os representantes do FEJMA Francisco Aires e Ruslana Lopes que se desdobraram para organizar a reunião na região tocantina. Todas as caravanas elogiaram a organização do evento. Afinal! Quem trabalha merece ser reconhecido!

RUMO A 11º REUNIÃO DO FEJMA

Uma próxima reunião deverá acontecer no próximo semestre em data a ser confirmada pela Secretaria Executiva do Fórum. Duas cidades já apresentaram candidatura: Timbiras e São Luís. Grajaú também mostrou interesse em sediar a próxima reunião. As cidades interessadas devem procurar a Secretaria Executiva. Enquanto não é definida a sede do encontro da 11º edição, o blog do Raimundo Penha consutará os internautas sobre onde deve ser realizada a próxima reunião. Clique aqui e participe desta escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário